Grupo SM Info Sites Grupo SM Info Sites Clique Aqui Para Buscar!
Um Novo Conceito Em Internet! Um Novo Conceito Em Internet! Um Novo Conceito Em Internet! Um Novo Conceito Em Internet! Um Novo Conceito Em Internet!
Página Inicial Portal Net.Net Página Inicial Portal Net.Net
Serviços :.
Shopping Portal Net
Serviços Úteis Online
Buscador Inteligente
Cartões Virtuais
Classificados
Concursos & Empregos
Enquetes & Pesquisas
Free PNN Webmail
Previsão do Tempo
Na Rede :.
Códigos & Scripts
Crie Seu Site
Divulgação de Sites
Downloads
Internet & Informática
Leilão Pela Internet
Entretenimento :.
Autoconhecimento
Bate Papo
Horóscopo
Humor
Jogos
Midis
Música
Namoro Online
Papéis de Parede
Sexo & Erotismo
Trailers & Filmes
Vídeos
Cultura :.
Animais & Pets
Beleza & Estética
Casa & Decoração
Corpo & Saúde
Curiosidades
Cursos Online & Educação
Entrevistas
Esportes
Leitura & Literatura
Mulher
Receitas
Sexualidade
Viagem & Turismo
Social :.
Ajuda & Solidariedade
Colaboradores
Sites Parceiros
Nosso Blog
Nossas Comunidades
Facebook
Orkut
Twitter
You Tube
Canais :.
Grupo SM Info Sites
Dance Mix
Mid Brasil
Pet Net Portal
Sedutores Afrodisíacos
Service & Manager Info Sites
ACESSE JÁ!
ACESSE JÁ!
ACESSE JÁ!
ACESSE JÁ!
ACESSE JÁ!
ACESSE JÁ!
ACESSE JÁ!
ACESSE JÁ!
ACESSE JÁ!
ACESSE JÁ!
ACESSE JÁ!
ACESSE JÁ!
ACESSE JÁ!
ACESSE JÁ!
Página Principal - Mulher
Para a mulher moderna ficar por dentro de tudo o que acontece.

Como e por quê amamentar?

Todos já sabemos que os bebês devem ser alimentados exclusivamente ao seio nos seis primeiros meses de vida (não precisa nem água ou chazinhos). Mas a amamentação traz também grandes benefícios para os bebês após os seis meses! Segundo a Organização Mundial de Saúde os bebês deveriam ser amamentados, com complemento, no mínimo até o 2º ano de vida. Os benefícios da amamentação continuam mesmo para crianças maiores.

Mas, a amamentação, não traz benefícios apenas para o bebê. É muito importante também para a mulher, a família e até para o planeta! Vamos saber o porquê: 

Vantagens para o bebê: De uma forma geral, as crianças que mamam no peito são mais inteligentes. Um estudo feito na Nova Zelândia, durante 18 anos, com mais de 1.000 crianças provou que aquelas que foram amamentadas eram mais inteligentes e tinham maior sucesso na escola e universidade. (Horwood and Fergusson, "Breastfeeding and Later Cognitive and Academic Outcomes", Jan 1998 Pediatrics Vol. 101, No. 1). 

Todos os bebês precisam de afago. Inúmeras pesquisas mostram que bebês que não tiveram contato físico tem maior risco de adoecer e até de morrer. Na amamentação, o contato físico é maior e proporciona a mãe e bebê um momento de proximidade diária. Essa ligação emocional muito forte e precoce pode facilitar o desenvolvimento da criança e seu relacionamento com outras pessoas. O mesmo com boas intenções, pais que dão mamadeira têm a tendência de deixar a criança se alimentando sozinhas (especialmente os bebês maiores), além da falta de contato físico, a criança pode se engasgar ou ter outros problemas.

O desenvolvimento psicomotor e social dos bebês amamentados é claramente melhor e resulta, na idade de um ano, em vantagens significantes. (Baumgartner, C.,"Psychomotor and Social Development of BreastFed and Bottle Fed babies During their First year of Life". Acta Paediatrica Hungarica, 1984). Leite materno contém endorfina, substância química que ajuda a suprimir a dor. É uma boa idéia amamentar o bebê logo após ele ser vacinado. Ajuda a superar a dor e o leite materno também reforça a eficiência da vacina.

O leite materno, contém todos os nutrientes de que a criança precisa nos primeiros seis meses de vida.
Tem água em quantidade suficiente, mesmo em clima quente e seco o bebê que apenas mama no seio não precisa nem mesmo de água! Contém proteína e gordura mais adequadas para a criança e na quantidade certa; Também tem mais lactose (açúcar do leite) do que os outros leites; Vitaminas em quantidades suficientes. Não há necessidade de suplementos vitamínicos; Tem ferro em quantidade suficiente. Não há grande quantidade de ferro, mas ele é bem absorvido no intestino da criança; Quantidades adequadas de sais, cálcio e fósforo; Uma enzima especial (lipase) que digere gorduras, por isso o leite não é "pesado" como outros. O leite materno é facilmente digerido e absorvido. A criança em aleitamento materno exclusivo pode querer uma nova mamada em intervalo menor do que aquela que está tomando mamadeira.

Crianças que tomam mamadeira têm maior risco de obesidade na vida adulta. Crianças em aleitamento materno exclusivo, têm menos quadros infecciosos porque o leite materno é estéril, isento de bactérias e contém fatores anti-infecciosos que incluem: Células brancas vivas (leucócitos) que matam as bactérias; Anticorpos (imunoglobinas contra muitas das infecções mais comuns. Isto ajuda a proteger a criança até que ela comece a produzir seus próprios anticorpos. Se a mãe tiver uma infecção, anticorpos logo aparecerão em seu leite; Uma substância chamada fator bífido que facilita o crescimento de uma bactéria especial (Lactobacíllus bifidus), no intestino da criança. Essa bactéria impede que outras cresçam e causem diarréia; Lactoferrina que se associa ao ferro, impede o crescimento de bactérias patogênicas que precisam deste nutriente.


O leite de vaca, também contém fatores imunológicos de ótima qualidade, mas para o bezerro. Esses fatores só funcionam para a própria espécie, ou seja, não vale de um animal para outro de espécie diferente. Contudo, alguns desses fatores até poderiam funcionar, mas eles são destruídos pela armazenagem e pela fervura do leite. Nos bebês, o ato de sugar o seio é importante para o desenvolvimento das mandíbulas. Bebês que mamam têm de usar 60 vezes mais energia para conseguir o alimento que aqueles que tomam a mamadeira. Como as mandíbulas são músculos esses são excelentes exercícios que proporcionam o crescimento saudável de mandíbulas bem formadas. Entre as crianças, quanto maior o período de amamentação, menor o risco de má-oclusão.

Por outro lado, a mamadeira com açúcar, especialmente as oferecidas à noite, é causadora de cáries precoces. Dificuldades de fala e com a língua são freqüentes em bebês alimentados com mamadeira porque eles tentam fazer com que o leite flua de um bico artificial. Pode levar a problemas de fala, assim como a respirar pela boca, morder os lábios, entre outros. Crianças alimentadas com mamadeira têm maior risco de desenvolver alergias. Essa questão é particularmente importante no caso de famílias com histórico de asma e outras doenças alérgicas. Otitie média é 3-4 vezes mais comum entre as crianças alimentadas com mamadeira que as alimentadas ao seio.

Crianças alimentadas artificialmente têm maior risco de desenvolver certos linfomas. (Davis MK, Savitz DA, Graubard BI. "Infant feeding and childhood cancer." Lancet. 1988;2:365-368 e Shu X-O, Clemens H, Zheng W, et al. "Infant breastfeeding and the risk of childhood lymphoma and leukaemia". Int J Epidemiol.1995;24:27-32)

Bebês prematuros são especialmente beneficiados com a amamentação. "O leite produzido pelas mulheres que tiveram bebês prematuros são diferentes do leite das mulheres que tiveram toda a gestação. Especificamente, durante o primeiro mês pós-parto, o leite de mães de bebês prematuros mantém a composição similar ao colostro - que é um leite muito mais forte ("Hamosh, Margit, PhD, Georgetown University Medical Center "Breast-feeding: Unraveling the Mysteries of Mother's Milk".) 

Os bebês amamentados têm menor risco de contrair enterecolite necrotizante. (Lucas A, Cole TJ. "Breast milk and neonatal necrotizing enterocolitis." Lancet. 1990; 336:519-1523)

Os resultados de uma pesquisa na Finlândia sugerem que a introdução de leites de vaca muito cedo aumenta o risco da criança desenvolver diabete do tipo I (juvenil, insulina-dependente) (Virtanen et al: "Diet, Cow's milk protein antibodies and the risk of IDDM in Finnish children." Childhood Diabetes in Finland Study Group. Diabetologia, Apr 1994, 37(4):381-7)

Dados preliminares da Universidade de North Carolina/Duke University indicam que crianças amamentadas tiveram menos risco de contrair artrite juvenil ("Mother's Milk: An Ounce of Prevention?" Arthritis Today May-June 1994)

A falta de amamentação está sendo associada com o aumento na incidência de esclerose múltipla. (Dick, G. "The Etiology of Multiple Sclerosis." Proc Roy Soc Med - 1989;69;611-5) 

Amamentação protege o bebê contra problemas de visão. Um estudo em Bangladdesh mostrou que a amamentação foi um fator importante de proteção para cegueira noturna entre crianças na idade pré-escolar nas áreas rurais e urbanas. O leite materno é, em geral, a maior, se não única, fonte de vitamina A nos primeiros 24 meses de vida (ou durante o período de amamentação). (Birch E, et al. "Breastfeeding and optimal visual development." J Pediatr Ophthalmol Strabismus 1993;30:33-8 e Bloem, M. et al. "The role of universal distribution of vitamin A capsules in combatting vitamin A deficiency in Bangladesh.: Am J Epidemiol 1995; 142(8): 843-55)

Leite materno não contém materiais modificados geneticamente. A maioria dos consumidores não sabe o que está comendo e cada vez mais utiliza-se transgênicos, que não estão sendo devidamente controlados no Brasil. Em pesquisa feita nos EUA com leites de soja : Alsoy, Similac, Neocare, Isomil and Enfamil Prosobee, todos continham modificação genética. ("Biotechnology's Bounty", M.Burros, N.Y. Times 05/21/97)

Vantagens para a mãe: A mãe que amamenta se sente mais segura e menos ansiosa. Não existe nada melhor que olhar um bebê de cinco meses de idade e saber que toda a nutrição que ele precisa vem de você! Proporciona mais rapidez na diminuição do volume do útero e evita a hemorragia no pós-parto, uma das principais causas de mortalidade materna, no Brasil. A amamentação estimula a produção de oxitocina, que estimula as contrações que vão diminuir o tamanho do útero e expulsar a placenta. Essas contrações também agem nos vasos sanguíneos da mulher diminuindo o sangramento. 

A mulher que amamenta tem menos risco de contrair câncer de mama; Segundo pesquisas, se todas as mulheres que não amamentaram ou amamentaram menos de 3 meses tivessem amamentado por 4 a 12 meses, o câncer de mama entre mulheres na pré-menopausa poderia ser reduzido em 11 por cento, julgando as taxas atuais. Se todas as mulheres amamentassem por 24 meses ou mais, essa incidência seria reduzida em quase 25 por cento! Mulheres que foram amamentadas, quando crianças, mesmo que apenas por um tempo curto, tiveram um risco 25% mais baixo de desenvolver o câncer de mama do que as mulheres que tomaram mamadeira. (Freudenheim, J. et al. 1994 "Exposure to breast milk in infancy and the risk of breast cancer". Epidemiology 5:324-331)


A amamentação exclusiva protege contra anemia (deficiência de ferro). Já que as mulheres amamentando exclusivamente demoram mais tempo para menstruar, seu "estoque" de ferro não é diminuido com sangramento mensal; A amamentação diminui o risco de osteosporose na vida madura. A incidência de mulheres com osteosporose não amamentaram foi 4 vezes maior (Blaauw, R. et al. "Risk factors for development of osteoporosis in a South African population." SAMJ 1994; 84:328-32; Amamentação diminui a necessidade de insulina entre as mulheres que estão dando o seio ao bebê. A redução na dose de insulina no pós-parto foi significante maior entre as mulheres que amamentavam do que as que davam mamadeira. (Davies, H.A., "Insulin Requirements of Diabetic Women who Breast Feed." British Medical Journal, 1989; A amamentação estabiliza o progresso de endometriose materna. Não amamentar aumenta o risco de desenvolver câncer de ovário e câncer endometrial. (Rosenblatt KA, Thomas DB, "WHO Collaborative Study of Neoplasia and Steroid Contraceptives". Int J Epidemiol. 1993;22:192-197 e Schneider, A.P. "Risk Factor for Ovarian Cancer". New England Journal of Medicine, 1987).; Pode ajudar a espaçar o intervalo das gestações, mas atenção, isso só acontece dentro de condições especiais. Em breve estará disponível uma página sobre isso em nosso site. 

Amamentar ajuda a mulher voltar ao peso normal mais rapidamente; Amamentar é muito prático! Após o período inicial, de adaptação, fica muito mais tranqüilo. Observe mulheres que amamentam bebês maiores. Tudo que você precisa é levantar a blusa e dar o peito para o bebê. Não precisa sair pra comprar leites e mamadeira, não precisa ferver o equipamento, esquentar leite, mexer, etc. Se você dormir com o bebê na mesma cama, não precisa levantar pra preparar a comida, basta tirar o peito e colocar perto do neném. Ele faz o resto. O leite materno está sempre na temperatura ideal, não precisa se preocupar se está frio ou vai queimar a boquinha do neném! Além do mais nunca azeda ou estraga na mama.

Vantagens para a família: A amamentação é mais econômica para a família. No Brasil, um bebê pode custar metade de um salário mínimo por mês (incluindo mamadeiras, bicos, leites infantis, complemento, gás, remédios etc.); Como os bebês amamentados adoecem menos, os pais desses bebês têm menos problemas cuidando de crianças doentes, isso significa mais tempo para toda a família; Melhora a qualidade de vida das crianças e de toda a família.

Vantagens para o planeta: Amamentar é um Ato Ecológico! Se cada mulher dos EUA desse mamadeira ao seu bebê, seria preciso quase 86,000 toneladas de alumínio para produzir 550 milhões de latas por ano. Se cada mulher da Inglaterra amamentasse, seriam economizados 3000 toneladas de papel para os rótulos dos leites infantis. Mas o leite não é o único problema. mamadeiras e bicos são feitos de plástico, vidro, borracha e silicone.A produção desses materiais é cara e constantemente não são reaproveitados. Todos esses produtos usam recursos naturais, causam poluição na sua produção e distribuição e também criam um lixo no seu empacotamento, promoção e exposição. Leia mais sobre isso em nossa cartilha animada: Amamentar é um Ato Ecológico!

Fontes: 101 reasons to breastfeed, Como ajudar mães a amamentar - Dra. Felicity Savage King, Manual de normas para incentivo do aleitamento materno exclusivo (SAS Pará).

 

Fonte: http://www.aleitamento.org.br - Amamentação OnLine

Favorite Portal Net.Net! Indique o Portal Net para um amigo! Comente em nosso Blog Divulgue esta página no Facebook Comente no Twitter Post em nossas comunidades Imprima esta página
.: Leia mais artigos:
Mães e filhos
Mulher nota 1000
Mulher difícil
Toda mulher é chata?
Alimentos que despertam a sexualidade feminina
Amamentação: Por que amamentar?
A hora do beijo
O que é ser pai?
Terapia Floral - A volta do prazer em estudar
Privacidade - Você corre o risco de perdê-la?
Maternidade após os 40
Infância perdida - Elas estão amadurecendo rápido demais?
Hidroginástica - Contra as "gordurinhas" localizadas
Em Destaque:

SM Web Sites:

Tenha seu site, fature e impressione a concorrência!

Shopping PNN:

Um show de ofertas para você! Aqui você compra bem!

Anuncie aqui:

Divulgue seu negócio conosco e veja incríveis resultados

Divulgação:

Conheça nossa divulgação profissional de sites.

Afiliados:

Ganhe dinheiro com seu site. Veja nossas dicas!

Parceria:

Saiba como se tornar um parceiro Portal Net.Net.

Sites de Apoio:

Conheça e prestigie os sites que apóiam o Portal Net.

Internet:

Todas as ferramentas e dicas em um só lugar. Aqui!

Música:

Remixes, sets mixados, midis e tudo sobre música!

Animais:

Raças, curiosidades e matérias úteis sobre animais.

Solidariedade:

Conheça sites de ação social. Apóie essa idéia!

Parceiros:

Saiba quem são os parceiros Portal Net. Clique aqui.

Blog do Portal:

Matérias em destaque no nosso blog. Comente!

Comunidades:

Participe de nossas comunidades e interaja conosco!

"... Terra adorada. Entre Outras Mil És Tu, Brasil, Ó Pátria Amada!..." "... Terra adorada. Entre Outras Mil És Tu, Brasil, Ó Pátria Amada!..." "... Terra adorada. Entre Outras Mil És Tu, Brasil, Ó Pátria Amada!..."
Sobre o Portal Portal Net.Net Direitos de Cópia Anuncie no Portal Net
Canais do Grupo Termo de Acesso Edital do Portal Net Programa de Afiliados
Mapa do Portal Net Central de Brindes FAQ - Tire Suas Dúvidas Seja um Parceiro
Colaboradores Ajuda & Solidariedade Comunique Link Quebrado Envie Notícias & Matérias
Quem Nos Apóia Notícias & Ofertas Por E-mail Fale Conosco Trabalhe Conosco

Portal Net.Net Social:

Página Inicial do Portal Net.Net Favorite Portal Net.Net! Nosso Blog (Blog Portal Net.Net) Seja Nosso Fã No Facebook! Siga-nos No Twitter! Faça Parte de Nosso Perfil Social! Increva-se em Nosso Perfil do You Tube! Assine Nossas Notícias!

Copyright 2002 | 2012 Grupo SM Info Sites ~ Todos os direitos reservados.
É proibido a reprodução do conteúdo deste site em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Grupo SM Info Sites ou do detentor do copyright.

SITE ASSOCIADO ABRAWEB